Secretário de Orçamento fala sobre irregularidades
Na tarde desta quarta-feira (12), foi realizada na prefeitura uma coletiva de imprensa para a prestação de contas da auditoria das investigações das irregularidades realizada no inicio do ano, no setor de tributação. Segundo o secretário de Orçamento e Gestão, José Gustavo Halfpap, cerca de R$ 1,2 milhão foi desviado através das alterações irregulares.
No momento está sendo feito o relançamento dos valores subtraídos, no sistema da prefeitura de Brusque. Algumas pessoas serão notificadas, e serão convocadas para pagar seus débitos. Semana passada foram emitidas centenas de notificações e, nos próximos dias, chegarão aos destinatários. "Acreditamos que terá casos em que pessoas receberão as notificações, mas, não fazem parte do "esquema de corrupção". Isso ocorrerá pelo fato do cadastro ter sido alterado de forma errada", afirmou o secretário.
As pessoas que sentirem prejudicadas, devem procurar o setor de tributação e trazer as guias pagas. O secretário explica que algumas guias que foram pagas tiveram os códigos adulterados e os recursos desviados foram para contas de terceiros "Foi uma grande falta de pudor desses servidores", destaca. Todo trabalho realizado pela auditoria foi encaminhado para o Ministério Público e Polícia Civil.
Foram realizados inquéritos, mas mesmo com o afastamento de servidores houve outros casos de problemas no setor. Tudo está sendo apurado, e medidas serão tomadas para que não ocorram casos parecidos. "A vigilância tem que ser permanente, pedimos a compreensão da população". O secretário finalizou dizendo que para tentar recuperar os recursos desviados, serão feitas ações próprias da prefeitura para que não aja qualquer prejuízo aos cofres públicos.
Colaboração: Alain Rezini